Modelo de transparência do Legislativo caxiense é levado a Brasília
Parlavox chamou atenção do 'Comitê Dados Abertos' do Congresso
Os servidores responsáveis pela implantação do Parlavox, plataforma multimídia que disponibiliza simultaneamente online pronunciamentos dos vereadores em texto, áudio e vídeo, estiveram nesta semana em Brasília.
À convite da diretora de gestão estratégica do comitê “Dados Abertos” do Congresso Nacional, Mônica Xavier, a chefe do Setor de Registro e Revisão de Anais da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Milena Bartelle, o taquígrafo Ettore Tonani e o chefe de Informática, Davi Silva, apresentaram o software ao corpo técnico do Departamento de Taquigrafia do Congresso Nacional (DETAC).
A apresentação começou pelo Senado Federal na terça-feira, 27, e depois na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 28. O objetivo da visita também foi avaliar a possibilidade de compatibilização da plataforma em operação na Câmara de Caxias com outros programas desenvolvidos pelos técnicos do Congresso.
A evolução do software de transparência adotado no Legislativo Caxiense contempla interface com o programa já em operação no Congresso Nacional. O sistema brasiliense permite o acesso online ao painel eletrônico do plenário, permitindo o acompanhamento em tempo real do resultado das votações.
O Parlavox foi implantado no dia 7 de abril na Câmara de Caxias do Sul e já ultrapassou a marca de 20 mil acessos, facilitando o processo de transparência do Poder Legislativo à população. Foi um dos cases apresentados no 18º Encontro Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária, evento vinculado à 21ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legislativos (Unale), realizado em Foz do Iguaçu (PR). A exposição despertou a atenção das Casas Legislativas do País.
Na Capital Federal, os servidores foram recebidos pelo Escritório do Rio Grande do Sul em Brasília, chefiado pelo jornalista Otaviano Fonseca. Em sua visita à Câmara, o grupo foi acompanhado pela assessoria do deputado Mauro Pereira.
Comentários