Contribuintes marauenses podem realizar doações através do Imposto de Renda
Baixar ÁudioPrazo para a entrega da declaração encerra no dia 30/04
Foto: Camila Agostini/Tua Rádio Alvorada
Encerra no dia 30/04, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2019. Mais uma vez, o período de acertar as contas com o Leão é também um momento de expectativa para as entidades que desempenham trabalhos de promoção social. Isso porque aos contribuintes é oferecida a possibilidade de realizar doações que movimentam recursos para fundos, projetos e programas sociais ligados a crianças, adolescentes e a idosos.
Em Marau, o valor doado através da dedução do tributo é destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Associação dos Contadores de Marau realizam campanha para incentivar as doações. Em 2018, o Fundo repassou R$100 mil para nove entidades – Abesfa, Apae, Associação de Pais e Amigos da Brigada Militar Mirim, Escolinha da Associação Marauense de Futsal, Grupo Escoteiro Cacique Marau, Fundação José Fuga, Consepro (Proerd – Programa de Resistência às Drogas), Escolinha do Safurfa e o projeto Bombeiros Mirins. “Este grupo de atividades beneficia mais de mil crianças”, destaca Rafael Falquembach, presidente do COMDICA. Ouça a entrevista no player de áudio.
De acordo com Jair Franzosi, presidente da Associação dos Contadores de Marau, as doações podem ser confirmadas de duas formas. O contribuinte tem a opção de doar 3% do imposto devido diretamente no momento do preenchimento da declaração. “Este ano, uma novidade, é que o próprio programa destaca um campo específico para as doações ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente”, destaca Franzosi. Uma segunda opção é a doação de até 6% do imposto devido, diretamente à conta da prefeitura, com depósito identificado. “Dessa forma, inclusive, é gerado um certificado”, ressalta o contador. Jair alerta, ainda, que qualquer pessoa pode doar. Porém, frisa o contador, "a dedução só é possível para quem faz a declaração completa e não simplificada".
Comentários