20 ônibus com haitianos vindos do Acre devem chegar ao estado em dois meses
Esta é a informação repassada pelo governo do Acre e do Ministério do Desenvolvimento Social ao Rio Grande do Sul. No fim de semana, quatro ônibus trazendo 32 imigrantes chegaram ao estado, sendo que oito pessoas já se deslocaram ao interior do estado. Na noite desta segunda para terça-feira, 29 e 30/6, outros 17 imigrantes devem chegar.
De acordo com o Coordenador de Igualdade Étnica e Racial, Sérgio Nunes, o Acre tem comunicado a chegada de imigrantes com pelo menos 24 horas de antecedência. Isso possibilita o acolhimento e encaminhamento dos estrangeiros para abrigos. Conforme Nunes, alguns chegam a rodoviária, adquirem a passagem com recursos próprios e seguem para cidades do interior. Os que ficam levam em média 20 a 30 dias para sair da Casa de Acolhimento e se sustentar de forma independente. O Coordenador afirma que o estado está trabalhando na criação de Comitês de Atenção aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas, Comirat, e que isso não gera custos para as instituições envolvidas.
Em entrevista à Rádio São Francisco, o chefe de Gabinete da prefeitura, Agenor Basso, afirmou que somente seria criado o comitê se a destinação de recursos fosse garantida. Basso afirmava que a prefeitura acolhe imigrantes estrangeiros do mesmo modo que auxilia as outas pessoas. Sérgio Nunes reconhece que embora Caxias do Sul seja um dos destinos mais procurados, ainda não foi realizado contato com a prefeitura para a criação do Comirat local.
Comentários