15 mil crianças e adolescentes vivem em situação de pobreza em Caxias do Sul, aponta diagnóstico de vulnerabilidade realizado pelo Instituto de Pesquisas da UCS
Estudo ainda aponta que 30 mil crianças e adolescentes estão fora da escola
O Instituto de Pesquisas Socieconômicas da Universidade de Caxias do Sul (IPes) apresentou na manhã desta sexta-feira (23), o Diagnóstico de Vulnerabilidade Social das Crianças e Adolescentes que vivem em Caxias do Sul. O estudo foi encomendado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e também visa o futuro dos projetos sociais coordenados pelo Frei Jaime Bettega, que também é o responsável pela transição da Fundação de Assistência Social (FAS). A pesquisa tem o objetivo de dimensionar o tamanho das vulnerabilidades sociais das crianças e adolescentes, as condições urbanas da cidade, assim como a organização das pessoas em situação de vilnerabilidade. O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, avaliou os dados de forma positiva e disse que, a partir do diagnóstico, será possível encaminhar ações mais efetivas na sociedade em relação à vulnerabilidade social. (ouça no áudio da matéria)
Os dados apresentados são alarmantes: Cerca de 8 mil famílias vivem em situação de extrema pobreza; Das 134 mil crianças e adolescentes que vivem em Caxias, segundo o IBGE, 15 mil vivem em situação de pobreza e 30 mil crianças e adolescentes estão fora da escola. O Frei Jaime Bettega avaliou os dados como preocupantes e disse que muito ainda precisa ser feito em relação a sociedade que vive em situação de vulnerabilidade. (ouça no áudio da matéria)
Comentários