FAS e Mão Amiga abrem 34 novas vagas de acolhimento provisório para o inverno, em Caxias
A triagem e o encaminhamento para cada espaço são feitos pelo Centro Pop Rua
Caxias do Sul vai ultrapassar a marca das 150 vagas de acolhimento provisório oferecidas gratuitamente à população em situação de vulnerabilidade social. Para o inverno deste ano, a Fundação de Assistência Social (FAS), em parceria com o projeto Mão Amiga, vai disponibilizar mais 34 novas vagas: 20 masculinas no Projeto Santa Dulce, oito masculinas na Casa Carlos Miguel e seis femininas na Casa São Francisco.
A expansão de quase 30% na disponibilidade de cama, chuveiro e comida quentes para vencer as noites de inverno corresponde a essas vagas abertas durante a estação mais fria do ano. A triagem e o encaminhamento para cada espaço são feitos pelo Centro Pop Rua, que é a referência de acesso para quem está em busca do serviço.
Até 2020, Caxias do Sul contava com 80 vagas de acolhimento. No ano seguinte, sob a pressão da pandemia de Covid-19, o governo do Estado acrescentou 60 novas vagas temporárias, pelo Projeto Santa Dulce. Posteriormente, o Município assumiu 40 destas posições em caráter permanente. E assim, passou a trabalhar com 120 vagas de acolhimento provisório integralmente custeadas com recursos municipais. Agora, com as 34 vagas em 2023, chega a 154 o número de espaços provisórios disponibilizados.
O caminho para acessar o serviço é o mesmo para todos que precisam: homens, mulheres, famílias com crianças e até animais de estimação (sim, embora muita gente não saiba, os espaços de acolhimento do Município são kid e pet friendly). A orientação é procurar o Centro Pop Rua (Avenida Pedro Mocelin, 421-B – ao lado do CREAS Sul, próximo ao Campo Municipal, no Bairro Cinquentenário) ou acionar a abordagem social das equipes técnicas da FAS pelo telefone (54) 984.038.864.
Além dos espaços administrados pelo Município, há também a opção da Hospedagem Solidária, gerida pela Mitra Diocesana, com 53 vagas masculinas.
Comentários