Rio Grande do Sul se prepara para chegada de imigrantes venezuelanos
Em Porto Alegre, projeto Araguaney tenta atender demandas como validação de diplomas e obtenção da carteira de trabalho
O Rio Grande do Sul já começou a receber imigrantes da Venezuela. Somente em Porto Alegre, são cerca de 300 refugiados do país vizinho. Tendo em vista este número, que deve aumentar ainda mais nas próximas semanas, a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVESOL) lançou o projeto Araguaney (nome da árvore símbolo da Venezuela).
A iniciativa tem a participação de voluntários, com objetivo de atender demandas como validação de diplomas, obtenção da carteira de trabalho brasileira, tradução de documentos e orientações jurídicas. Em entrevista ao programa Conectado desta quarta-feira (18), a assistente social do Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL, Patrícia Siqueira, afirmou que municípios gaúchos, como Caxias do Sul, também poderão receber novos imigrantes.
A AVESOL é uma organização não governamental que trabalha para a promoção da Economia Solidária, autogestão, Direitos Humanos e Voluntariado. A associação também busca empresas dispostas a oferecer vagas para imigrantes, além de parcerias com outras entidades assistenciais.
Clique aqui para ouvir a entrevista completa.
Comentários