Diretor do Procon afirma que 'Golpe da Lista Telefônica' tem se tornado comum em Caxias do Sul
Ação caracteriza-se por contatos telefônicos, nos quais os criminosos identificam-se como sendo de empresas de publicidade e telefonia.
Foto: Agência Brasil | Divulgação
Uma prática de engenharia social, nacionalmente conhecida como ‘Golpe da Lista Telefônica’, vem atraindo vítimas também em Caxias do Sul. O diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Caxias do Sul Carlos Miranda afirma que apesar de parecer uma situação inusitada, a prática tem se tornado comum no município. Conforme Miranda a ação é caracterizada por uma ligação que visa atualizar dados cadastrais, principalmente de empresas, para listas telefônicas (ouça em áudio).
O diretor do Procon enfatiza que apenas informar os dados não efetiva o golpe, assim, após recebimento do contrato, é necessário que haja a leitura do documento. Carlos Miranda orienta que a empresa pesquise sobre a procedência da prestadora de serviço em questão e, caso necessário, registre um Boletim de Ocorrência (BO) junto a Polícia Civil (ouça em áudio).
Dúvidas e reclamações podem ser realizadas no Procon Caxias que fica localizado na Rua Visconde de Pelotas, n° 449, no centro da cidade ou pelo telefone 151. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar às 12h.
Comentários