Engenharia Solidária realiza ações coletivas em Caxias do Sul
O projeto auxilia pessoas e animais em situação de vulnerabilidade
O Engenharia Solidária é um grupo em Caxias do Sul interessado em ações coletivas voltadas para auxiliar pessoas e animais em situação de vulnerabilidade. O Projeto possui duas campanhas permanentes e outras transitórias. O valor arrecadado é destinado à PAC (Proteção Animal Caxias).
O Projeto Engenharia Solidária surgiu da vontade de alunos, professores e funcionários do CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnologia) da UCS de inserir a comunidade acadêmica em ações e parcerias que visam o desenvolvimento humano, tornando seus alunos membros atuantes da comunidade. Hoje ele agrega também pessoas não vinculadas à UCS e às Engenharias.
O Projeto neste ano teve ações como a doação de material escolar para a Pastoral da criança do Loteamento Victório Trez; campanha de arrecadação para o Lar da Velhice São Francisco de Assis e doação de sangue no Banco de Sangue de Caxias do Sul.
O Engenharia Solidária também realiza campanhas contínuas desde 2015 como arrecadação para reciclagem de escova dental, embalagens de escova dental e tubos de creme dental. Todo o material é repassado para a Terracycle. Eles também arrecadam tampas de plásticos que são vendidas para reciclagem e os recursos arrecadados são repassados à PAC.
A arrecadação de material ocorre em aproximadamente 90 pontos de coleta que estão espalhados pela cidade. Todo o material recolhido é encaminhado para um pequeno local que a UCS cedeu e lá ocorre à triagem das tampas, e, em seguida são vendidas (por quilo). Os pontos de coleta estão disponíveis na página do Facebook do Engenharia Solidária. Mensalmente é prestada a conta do valor arrecadado também na página do Projeto, através da postagem do comprovante de depósito na conta da PAC.
A Proteção Animal Caxias (PAC) é uma ONG independente, criada no início de 2012 em Caxias do Sul e não possui vínculo algum com qualquer órgão público. Tem como foco principal fiscalizar e atender animais em casos de maus-tratos, além de auxiliar em atropelamentos ou em situações de risco, na grande maioria casos muito difíceis, em que o tratamento médico veterinário tem custo elevado. Já foram resgatados e salvos centenas de animais que após muito empenho tiveram sua saúde restabelecida e conseguiram até mesmo uma família.
Conforme os organizadores do Projeto, muitas escolas estão fazendo gincanas aonde uma das tarefas é arrecadar tampas para o Engenharia Solidária, ou escolas que possuem coletores para arrecadação de tampas permanentes, assim como outras instituições públicas e privadas.
Comentários