Perucas de lã são entregues para crianças em tratamento oncológico em Caxias
A confecção das perucas foi uma iniciativa do Grupo de Convivência da UBS Esplanada
A Secretaria Saúde de Caxias do Sul informa que será realizada às 10h desta quarta-feira, 08, na sala de recreação pediátrica da Unacon, a entrega das perucas de lã para as crianças em tratamento oncológico no Hospital Geral. Na ocasião, as perucas serão entregues para nove meninas e os gorros serão entregues para 13 meninos.
A confecção das perucas foi uma iniciativa do Grupo de Convivência da UBS Esplanada, coordenada pela dentista Melissa Zorzi Tieppo e pela enfermeira Aneli Pellenz. As perucas são inspiradas nas princesas da Disney, como a Elsa, Ariel e Rapunzel. Já para os meninos são gorros de lã inspirados em personagens como Minions, Olaf e personagens do filme Monstros S.A .
A ação também ganhou o apoio do curso de Corte e Costura do SENAI, que vai confeccionar pijamas para as crianças conforme o modelo da peruca. O objetivo é melhorar a autoestima das crianças em tratamento oncológico e ajudar a proteger do frio rigoroso deste inverno.
Para o sucesso da iniciativa, diversos grupos se mobilizaram. Estudantes da área da saúde da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS) criaram ações para arrecadar os kits – com lã, fitas e flores - que são utilizados para confeccionar as perucas. Além disso, a comunidade caxiense também se mobilizou e doou kits para a UBS.
Grupo de Convivência da UBS Esplanada: Todo o trabalho de elaboração das perucas é realizado pelas participantes do Grupo de Convivência da UBS Esplanada. O objetivo do grupo é realizar ações de promoção e prevenção à saúde.
O grupo, composto por cerca de 45 pessoas, em sua maioria mulheres, faz cursos de artesanato, como pinturas em tecidos, crochê, tricô e macramê e recebe informações de saúde, como orientações nutricionais, combate ao Aedes aegypti e medidas preventivas para evitar o vírus H1N1. Os encontros ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 13h30min, na Unidade de Saúde.
Comentários