Aumenta em 65% a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA nos últimos 90 dias, em Caxias
Levantamento levou em conta período em que iniciou a Campanha “TEAbraça”, da Câmara de Vereadores
A confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) teve um aumento de 65%, em Caxias do Sul. Os dados são da FADERS, órgão responsável pela emissão do documento. O levantamento contou os últimos 90 dias, período em que foi lançada a campanha “TEAbraça”, encabeçada pela Câmara de Vereadores.
A ação tem apoio da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas. Até junho de 2022, foram emitidas 283 carteirinhas para autistas do município. A campanha do Legislativo caxiense já recebeu atenção da comunidade escolar municipal e estadual, por meio de fixação de cartazes. O projeto também ganhou destaque em dez linhas do transporte coletivo de Caxias do Sul, através de busdoor e apoio visual dentro dos veículos.
A carteirinha dos autistas atende aos requisitos da Lei Federal 13.977/2020, também conhecida como Lei Romeo Mion, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion. Além dos dados de identificação, o documento possui informações adicionais sobre a pessoa com TEA, por meio de QR Code, inclusive, com geolocalização do endereço residencial.
A Ciptea pode ser encaminhada por meio de um formulário on-line, disponível no endereço eletrônico da FADERS. No site do Legislativo caxiense também é possível verificar o passo a passo para o encaminhamento. Para obter o documento, que possui validade em todo o território nacional, não há nenhum custo.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento.
A carteirinha contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal ou cuidador.
Comentários