Alunos apresentam suas ações na Mostra Inverno Solidário, em Caxias do Sul
Os acadêmicos desenvolveram projetos para auxiliar diferentes instituições
A Mostra Inverno Solidário ocorreu nesta semana no hall do Bloco F da UCS. Os alunos dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Sistemas de Informação da UCS apresentaram suas propostas e contribuições ao público interessado. Segundo os alunos, a meta da professora Maria Suelena Pereira de Quadros, que é responsável pela disciplina Desenvolvimento de Equipes nas Organizações e pelo projeto Inverno Solidário, foi alcançada, pois o trabalho em equipe foi fundamental para a conclusão da proposta.
Os alunos desenvolveram projetos para auxiliar diferentes instituições e abrangeram desde as responsáveis pelo auxílio das pessoas, às responsáveis pelo auxílio de animais. Crianças, moradores de rua, animais e até pessoas que necessitam de doação de sangue foram beneficiados com doações de alimento, ração e sangue.
O que moveu a ação dos grupos foi a solidariedade e o espírito de equipe. Os alunos afirmaram que apesar das divergências de ideias ao início do projeto, foi possível vencer diversas barreiras ao longo do desenvolvimento em prol de uma ação maior, além de relatarem estarem muito felizes com a evolução e com a oportunidade de ajudar.
O integrante do grupo que realizou a doação de sangue, Matheus Concatto, relatou que a experiência foi tão gratificante que voltará a repeti-la!
Abaixo você pode conferir três exemplos de ações desenvolvidas pelos alunos:
Amor Vira-lata: os alunos realizaram uma campanha de arrecadação de rações para a ONG Amor Vira-lata, que ajuda pessoas que disponibilizam suas casas para abrigar animais que não têm onde ficar. Com a campanha o grupo pode arrecadar 52 quilos de ração. A entrega foi feita a uma protetora que estava abrigando cerca de 90 animais em sua casa.
Lefan: o grupo resolveu optar pela arrecadação de alimentos para Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan). A entidade é responsável pela realização de trabalhos socioassistenciais com crianças, adolescentes e idosos, além de estimular o desenvolvimento individual e coletivo. Os alunos, antes de iniciarem a arrecadação, foram até a entidade e questionaram o que era mais necessário no momento, assim arrecadaram alimentos para a preparação do café da manhã.
Hemocentro: os alunos pensaram que para a ação seria viável realizar a doação de sangue, que acabou coincidindo com o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). O grupo era composto por quatro integrantes, mas apenas dois puderam doar sangue, pois se encaixavam em todos os requisitos necessários. Os alunos relataram a experiência como tranquila e gratificante. Os mesmos contaram também que filmaram todo o dia que passaram no Hemocentro, realizando entrevista com os doadores e funcionários que se encontravam no local. O vídeo futuramente será postado no YouTube.
Comentários