Cabanha de Vacaria lidera ranking nacional de criadores de ile de france
Cabanha São Paulino está na ponta do levantamento feito pela Abcif
Foto: Divulgação
A Associação Brasileira de Criadores de Ile de France (Abcif) divulgou uma prévia da pontuação e colocação do Ranking Nacional de Criadores de Ile de France. Há duas etapas do fechamento do ranking, Fenovinos de Ponta Grossa (PR) e Expointer, em Esteio (RS), que acontecerão em julho e agosto, respectivamente, os criadores preparam seus animais para despontar nas próximas exposições.
Até agora o ranking dos criadores da Abcif já envolveu cerca de 170 animais de 20 propriedades que já participaram de 06 etapas. Segundo Juliano Ferro, responsável pelo ranking da entidade tudo só se define na Expointer quando há um grande número de animais e expositores. Ferro salienta que as etapas foram escolhidas em assembleia na Expointer de 2016.
Se encerrasse hoje o campeão do ranking nacional de criadores de Ile de France seria o criador Luiz Alfredo Horn Júnior da Cabanha São Paulino, de Vacaria (RS), seguido de Francisco Manoel Nogueira Fernandes, Cabanha Chico Borborema, São Manuel (SP) e em terceiro, o criador Carlos Ely Garcia Júnior da Cabanha Invernada do Morro Agudo e Gramado (RS).
Segundo o presidente da Abcif, Rafael Paim "o ranking para a Cabanha do Ano, o qual se inicia na primeira exposição ranqueada após a Expointer e se encerra na Expointer seguinte, é uma forma de estímulo na participação dos criadores nas exposições, que são vitrine para os animais da raça. Neste ciclo 2016/2017, que se encerra na próxima Expointer, a Abcif premiará os 3 primeiros ranqueados. Até o ciclo passado a premiação era apenas para o primeiro lugar. Por justiça, temos de fazer uma ressalva quanto à limitada participação dos criatórios catarinenses que por questões sanitárias ficam adstritas à uma única exposição ranqueada no Estado que é a ExpoLages"
*Com informações da Associação Brasileira de Criadores de Ile de France (Abcif)
Comentários