Emater de Marau realiza seminário voltado à agricultura sustentável
Ouça entrevista no player de áudio
Como manejar o solo de forma correta, para se produzir alimentos em quantidade e qualidade, permitindo que o produtor tenha ganhos , como renda e melhoria nas condições de vida. Este foi o sentido da palestra de Jorge Lemainski, pesquisador da Embrapa Trigo de Passo Fundo, no seminário Desafios e Soluções para uma Agricultura Sustentável, promovido pela Emater de Marau, nesta quinta-feira, 27/08. O evento teve como foco, os cerca de 280 produtores marauenses que fazem parte da Chamada Pública da Sustentabilidade, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Além de explicar as formas corretas e suas importâncias para solo e água, Lemainski também defendeu a agricultura familiar como principal geradora de renda para municípios de menor porte. Mais de 80% da população brasileira é urbana, segundo o pesquisador, o que eleva o setor rural ao papel de fundamental. Segundo ele, cada vez mais, é preciso produzir alimentos, respeitando as boas práticas na agricultura.
Além de Lemainski, o evento contou com palestras sobre o manejo integrado de pragas, a relação da tecnologia e do aumento na produtividade, além de esclarecimentos específicos sobre o complexo soja.
Comentários