Acidentes com máquinas e equipamentos no meio rural são temas de palestras em Anta Gorda
Desde o ano passado a Emater/RS-Ascar tem realizado, em Anta Gorda, uma série de palestras com o objetivo de prevenir acidentes com máquinas e equipamentos no meio rural. A mais recente atividade ocorreu na última sexta-feira (16/09), no Salão da Comunidade da Linha Primeira. A intenção, de acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar local, Fernando Selayaran, é conscientizar as famílias para que haja uma maior atenção e um cuidado redobrado na hora da operacionalização de ensiladeiras, tratores, colheitadeiras, distribuidores de esterco e cardãs de equipamentos.
De acordo com Selayaran, a maioria dos acidentes poderia ser evitado se não houvesse imprudência ou qualquer tipo de desatenção por parte do operador.
"Muitas vezes o desconhecimento das normas de segurança, a falta de equipamentos de proteção, os cuidados com peças em movimento como polias e correias, ou o transporte inadequado de pessoas, especialmente crianças, em tratores podem representar fatores de risco", analisa o agrônomo. "Também é recomendável não desafiar a Lei da Gravidade em terrenos muito inclinados", avisa.
O trabalho tem sido voltado a agricultores que integram o Lote 49 da Chamada Pública da Sustentabilidade - operacionalizado pela Emater/RS-Ascar, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) -, que envolve duzentas famílias, além de clubes de mães e comunidade em geral. Além do especialista em engenharia de Segurança do Trabaho da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, a atividade tem sido acompanhada pela Secretaria Municipal da Saúde e pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região dos Vales.
Brandoli, que também é gerente regional da Emater/RS-Ascar, valorizou a iniciativa pela importância da prevenção de acidentes no dia a dia da propriedade.
"São frequentes os casos trágicos de que ouvimos falar envolvendo a utilização de maquinários e equipamentos e que poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção", analisa. "Muitas vezes não basta aprender só na prática como operar uma máquina, sendo fundamental também ter o conhecimento a respeito dos riscos que esta pode oferecer", completa.
Comentários