Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Brasileiros, incluindo o marauense Francisco Turra, são homenageados em Honduras

por Ana Lúcia Jacomini

Presidente de Conselho da ABPA e secretário de Defesa Agropecuária do Brasil recebem honraria durante principal evento da avicultura latino-americana

O presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), marauense Francisco Turra, e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Guilherme Tollstadius Leal, foram homenageados durante o 27º Congresso Latino-Americano de Avicultura - OVUM 2022, promovido pela associação representante do setor na América Latina, em San Pedro Sula, Honduras. Turra foi escolhido na categoria “Empresário Líder”. A indicação é resultado da trajetória como uma das personalidades mais importantes da história da avicultura e do agronegócio no Brasil.

Político com atuação no executivo e legislativo, municipal, estadual e federal, Turra atuou pelo desenvolvimento da capacidade competitiva do agronegócio nacional. Foi presidente da Companhia Brasileira de Alimentos (CONAB) e ajudou a regularizar e restabelecer o papel da empresa como grande gestora de grãos do país. Mais tarde, assumiu o ministério da Agricultura, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, construindo programas voltados à modernização e à implantação de novas tecnologias nas propriedades rurais do país. 

Em 2008, tornou-se presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (ABEF), que se uniu a outras entidades até a consolidação como ABPA. Lá, trabalhou na construção de estratégias para a expansão do Brasil como maior exportador mundial e terceiro maior produtor de carne de frango. Entre as conquistas à frente da ABPA esteve a liderança em estratégias vencedoras diante de grandes crises setoriais e a construção e consolidação do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), o maior evento das cadeias produtivas do Brasil.

Durante os 12 anos da gestão de Turra na entidade, o setor registrou um aumento de 246% nas receitas com exportações de carne de frango e quase 450% em carne suína, ambas em Real. Nesse período, foram fechados mais de US$ 1,2 bilhão em negócios durante mais de 100 ações internacionais lideradas pela associação.

Já o secretário Tollstadius foi reconhecido como Profissional Destacado. De acordo com a organização do OVUM, graças ao trabalho à frente da secretaria de Defesa Agropecuária, o setor avícola no Brasil avançou significativamente em questões importantes para a produtividade, redução da burocracia e desperdício de produtos, com a construção de normas que modernizaram a inspeção animal no país.

“Turra e Tollstadius são ícones do que faz o Brasil referência mundial na produção e no comércio internacional de produtos avícolas. São justas homenagens que reafirmam o papel de protagonismo da cadeia produtiva nacional como auxiliadores da segurança alimentar global”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Os prêmios entregues em Honduras foram recebidos pelos representantes de Turra e Tollstadius na ocasião, respectivamente, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, e a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do MAPA, Ana Lúcia Viana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais