Produção da pera em Caxias do Sul será menor neste ano, mas terá mais qualidade, garantem agricultores
Safra deve chegar a quatro mil toneladas
A safra de pera em Caxias do Sul deve chegar a quatro mil toneladas neste ano. Atualmente, o município tem 185 hectares de área plantada em 73 propriedades. A primeira variedade a ser colhida é a ya-li, seguida da rocha e da keifer. Apesar do inverno constante, característico da região e necessário para esse tipo de cultivo, a colheita terá 500 toneladas a menos. No ano passado foram colhidas 4,5 mil toneladas da fruta. Os principais motivos são o clima adverso na floração e o excesso de chuva.
O agricultor José Alves da Silva, 57 anos, morador de Tunas Altas, em Vila Oliva, produz maçã, pêssego, ameixa e caqui, além de 300 toneladas de pera ao ano. Segundo Silva, a qualidade da fruta neste ano será melhor do que a safra de 2018, mas lamentou a baixa produtividade.
A colheita iniciou em fevereiro e deve seguir até fim de março.
Variedades
A variedade ya-li tem o tamanho entre médio e grande. Os frutos possuem uma textura um pouco granulosa, macia e suculenta. A polpa é caracterizada pela cor branca. A maturação acontece em fevereiro.
A rocha tem cor amarela e/ou verde-claro, apresentando por vezes uma mancha ligeiramente rosada do lado exposto ao sol. A polpa é de cor branca, granulosa, de sabor doce e suculenta.
Já a keifer tem ótima capacidade de armazenamento. Quando ficam maduras e são armazenadas, as frutas se tornam amareladas, melhorando a textura e o sabor. A colheita será em março.
Comentários