Agricultores de São Valentim visitam produtores orgânicos de Cotiporã
O grupo foi visitar a propriedade da agricultora Carmen Giacomin Cenci, localizada na Comunidade de São José
Agricultores de São Valentim do Sul visitaram o município de Cotiporã para realizar troca de conhecimentos no dia 5 de setembro. Na oportunidade, o prefeito José Carlos Breda, juntamente com o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Douglas Penso, receberam os produtores visitantes ressaltando a importância das trocas de experiências entre municípios vizinhos e a conscientização dos agricultores para os efeitos dos agrotóxicos sobre a saúde.
Após a acolhida, o grupo foi visitar a propriedade da agricultora Carmen Giacomin Cenci, localizada na Comunidade de São José, onde os agricultores de São Valentim do Sul conheceram as estufas em que são produzidas as hortaliças orgânicas. E conversaram com a família sobre a produção das frutas, que também são orgânicas, aproveitando para questionar sobre a comercialização das produções.
Os agricultores foram acompanhados pelo tecnólogo em Horticultura, Áureo Antônio Salvi, que é o técnico responsável pela execução do convênio entre o Centro Ecológico de Ipê e a prefeitura. Também participaram da visita, a técnica em Agropecuária e chefe do escritório municipal da Emater, Jéssica Zalamena, e o secretário da Agricultura de Cotiporã.
Em seguida, deslocaram-se para a Comunidade de Santo Antônio, na propriedade do agricultor, Genor Luiz Griguol, onde a nora Paula Cristina Cesca Griguol possui uma estufa para o cultivo de morangos. Nesta propriedade, os agricultores puderam entrar em contato com uma atividade que está sendo incentivada em Cotiporã. “O cultivo dos morangos não é orgânico, porém Paula opta sempre por tratamentos alternativos, evitando ao máximo o uso de agrotóxicos”, explicou Jéssica.
A visita de ontem contou com a presença de mais de 10 agricultores do município vizinho. Também estavam presentes, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, André dos Santos Kieling, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Valentim do Sul, Sônia Maria Rosolen Bertuzzo.
“Lembramos a todos que tenham interesse na redução de insumos químicos e que queiram adotar práticas ecológicas que podem entrar em contato com o Escritório Municipal da Emater para maiores informações”, divulgou Jéssica.
Comentários