Determinação da Secretaria da Agricultura adiando eventos com cavalos causa surpresa nos tradicionalistas da região
Evento em Vila Flores precisou ser adiado
Os tradicionalistas da região foram pegos de surpresa com a determinação da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, após o órgão detectar um caso de mormo na cidade de Rolante na terça-feira, 2 de junho. Neste final de semana, aconteceria em Vila Flores o 1º Encontro dos Amigos do Laço, mas o evento teve que ser adiado.
Conforme o patrão do CTG Querência das Flores, Volmir Rodrigues da Silva, esse seria a maior torneio de laço já promovido pela entidade e competidores de diversas cidades do Estado já tinham confirmado a participação. Os preparativos começaram ainda em janeiro deste ano.
A determinação da SEAP diz que todos os equídeos só podem transitar no Estado com apresentação de exame negativo da doença, com validade de 60 dias. A instrução indicava que devem ser suspensos os eventos nos quais essa determinação não puder ser atendida. O Mormo é uma doença infecto-contagiosa dos equinos, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais. Considerando que a enfermidade é infecciosa e de caráter zoonótico, a Secretaria busca sanear o foco.
Ouça a entrevista com o patrão do CTG Querência das Flores, Volmir Rodrigues da Silva.
Comentários