Entidades avaliam safra de verão em Vista Alegre do Prata
Dados levantados no município indicam uma produtividade média de 7,5t de milho por hectare, e de 3,6t de soja por hectare
Foto: Divulgação
Na quarta-feira, dia 4, aconteceu uma reunião de levantamento e avaliação da Safra de Verão no município de Vista Alegre do Prata. Realizada no gabinete do prefeito, Ricardo Bidese, a reunião contou com a participação de secretários municipais e representantes da Emater/RS-Ascar, Sicredi e IBGE.
Apesar de alguns problemas pontuais em lavouras de milho grão e silagem, que sofreram com a leve estiagem que ocorreu de meados de dezembro a janeiro, considera-se que a safra 2015/2016 foi excelente, salienta o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gabriel Pontalti.
Os dados levantados no município indicam uma produtividade média de 7,5t de milho por hectare, e de 3,6t de soja por hectare. Apesar disso, segundo o engenheiro agrônomo, percebe-se um aumento significativo de áreas convertidas de lavoura de grãos para áreas de produção de feno, principalmente Tifton, já que a atividade leiteira vem crescendo no município.
Com relação à produção de frutas, apesar de pouco expressiva no município, houve perdas consideráveis, principalmente na safra de uva que, devido à geada tardia e ao excesso de chuvas, registrou produtividade média inferior a 3t/ha.
Quanto à estimativa de plantio para lavouras de inverno, constatou-se que, devido às sucessivas quebras de safra, os agricultores abandonaram a cultura do trigo, que atualmente se restringe a pequenas áreas destinadas à produção de palha para confecção de artesanato. Já a aveia vem ganhando espaço como planta de cobertura de solo, pastagem de inverno e algumas lavouras para produção de semente para uso doméstico.
Comentários