Seminário Regional de Juventude Rural é realizado nesta sexta-feira em Tapejara
Evento é promovido todos os anos pela Emater
Foto: Reprodução/Canva
Com mais de 350 jovens inscritos de cerca de 40 municípios, é realizado nesta sexta-feira, 04/11, o quinto Seminário Regional de Juventude Rural, no Centro Cultural do município de Tapejara. A promoção é da Emater e o tema central é Jovem Rural: protagonismo, desenvolvimento e sustentabilidade.
De acordo com a assistente técnica regional da Emater de Passo Fundo, Doriana Miotto, o objetivo do evento é oportunizar aos jovens rurais um espaço de aprendizagem, de troca de experiências e de muita valorização da família rural. A metodologia, segundo ela, consiste em estimular a discussão do tema da sucessão na propriedade e o empoderamento do jovem na gestão rural, além de oportunizar um diálogo e o planejamento das propriedades visando a sucessão, visto que é um tema muito importante para as famílias rurais.
De acordo com a programação, os participantes foram recepcionados com um café da manhã e ao logo do dia acomapnham palestras, atrações culturais e ações de integração. A primeira palestra foi “O agro digital e a sustentabilidade”, com a engenheira agrônoma e coordenadora do curso de Agronomia da Atitus, Maria Francine Vogel.
Na sequência, foram apresentadas as experiências dos municípios de Lagoa Vermelha e São Domingos do Sul sobre Políticas Públicas para Jovens Rurais. Também foi realizada uma roda de conversa para o debate de temas como alternativas para geração de renda e diversificação, gestão, tecnologias, pluriatividade, sucessão e políticas públicas.
Na parte da tarde, “Descomplicando a vida financeira” será o tema da palestra feita pelo Sicredi. Também haverá apresentação do case da Granja Avícola Guidini com os jovens Eder e Gabriele Guidini, agricultores do município de Tapejara.
Já o professor do curso de Direito da Anhanguera Educacional Matheus de Paula vai palestrar sobre “Mindset – a mentalidade do desenvolvimento”. Na sequência as extensionistas da Emater Doriana Miotto e Cibele Bonez falam sobre “Jovem rural – agente impulsionador do desenvolvimento e da sustentabilidade”.
Comentários