Extensionistas da Emater da região participam de capacitação em viticultura
Atividade aconteceu nesta semana, em Santo Antônio do Palma
Foto: Divulgação/Emater
Grupo de 20 extensionistas da Emater, entre engenheiros agrônomos e técnicos em agropecuária, da região administrativa de Passo Fundo, reuniu-se nesta semana, na propriedade de Rogério Marcynski e família, no município de Santo Antônio do Palma. A propriedade conta com uma Unidade Demonstrativa de Viticultura, desenvolvida em parceria entre a entidade e a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves. O local vem sendo monitorado há três anos, recebendo visitantes em Dias de Campo.
O objetivo dessa unidade é a transferência e difusão das tecnologias da Embrapa para produtores e técnicos. Na oportunidade, os extensionistas participaram de uma atualização sobre o manejo da videira, tendo como instrutor o tecnólogo em viticultura e supervisor dos campos experimentais da Embrapa, Roque Antônio Zilio. Ele oportunizou uma capacitação técnico-prática com foco específico nos cuidados com a poda da parreira, formação do parreiral e tratamentos fitossanitários.
Na unidade da família Marcynski são cultivadas sete variedades de uva desenvolvidas pela Embrapa, com cultivares para consumo in natura e para processamento. O evento propiciou o detalhamento e explicações sobre as particularidades de cada uma delas. De acordo com o gerente regional da Emater de Passo Fundo, Oriberto Adami, a capacitação foi rica em informações e conhecimento. Segundo ele, a parceria com a Embrapa está sendo ampliada e já está sendo implantada outra unidade experimental, essa no município de Barracão.
Comentários