Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Acadêmico da Cesurg realiza pesquisa inédita com uso de gás ozônio no armazenamento da silagem de milho

por Ana Lúcia Jacomini

Estudo foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso

Foto: Divulgação/Cesurg

O acadêmico Douglas Koakoski, do Curso de Agronomia da Faculdade Cesurg Marau, realizou uma pesquisa inédita com o uso de gás ozônio no processo de armazenamento da silagem de milho planta inteira. A pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno, que foi orientado pelo professor mestre, Tiago Bordin, e foi realizado na propriedade de Osmir Koakoski, no meio rural do município de Santo Antônio do Palma.

Segundo Douglas, o trabalho teve o intuito de avaliar o efeito do ozônio aplicado no momento do processo de ensilagem. “Na realização da pesquisa quisemos verificar se o ozônio é eficiente prevenindo o surgimento de compostos indesejáveis como fungos, bactérias e vírus durante o armazenamento da silagem de milho de planta inteira. Contudo, visou-se buscar uma silagem de melhor qualidade para que não venha causar danos à saúde dos animais que serão alimentados pelo alimento, gerando assim maior produtividade de leite ou até mesmo maior conversão em carne em bovinos de corte”, explica o jovem.

Para o professor, a realização do estudo partiu de uma dúvida do acadêmico em relação à conservação da silagem de milho na região. “A silagem de milho na nossa região tem muito problema de deterioração e isso causa uma série de malefícios para as vacas de leite. Exemplos como distúrbios digestivos, dificuldade de emprenhar, adoecem com mais facilidade e a diminuição da imunidade por causa da qualidade microbiológica da silagem, que contém a presença de fungos, bolores e leveduras”, salienta Bordin.

As leituras iniciais dos silos onde a silagem foi armazenada após a aplicação do ozônio, demonstraram resultados satisfatórios com temperatura normal e ausência de fungos. “Pensamos no uso de substâncias que evitem a deterioração da silagem e o uso do ozônio é muito utilizado na alimentação humana mas nenhum estudo foi encontrado do mesmo sendo utilizado em alimentos destinados à alimentação animal. Meu papel como orientador do TCC do Douglas foi mostrar um problema de campo e dar a ele as condições para encontrar a solução do problema”, finaliza Tiago.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais