Alerta: prazo para vacinação do rebanho contra a afotsa se encerra em 10 dias
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: Reprodução/Fernando Dias/Ascom Seapdr
Restam 10 dias de prazo para os produtores rurais adquirirem as vacinas contra a febre aftosa. A campanha, que neste ano foi antecipada, encerra no dia 14 de abril. Conforme o médico veterinário Maurício Flores, que coordena a Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Marau, os índices da vacinação ainda são considerados baixos porém cresceram ao longo desta semana.
A média, nesta sexta-feira, 04/04, é de 45% do rebanho vacinado em Marau, 41% em Nova Alvorada. 30% em Camargo e menos de 10% em Vila Maria – este município tem o hábito de fazer o lançamento dos dados de forma semanal, então acredita-se que índice de adimplência seja maior. Todos os bovinos e bubalinos, independente da idade, devem ser vacinados.
O prazo para apresentação da nota fiscal encerra em 30 de abril, porém ela deve estar com data de compra dentro do período da campanha. Quem não vacinar o rebanho ficará em situação irregular e pagará multa. Em Marau, são quatro casas agropecuárias credenciadas, que vendem as doses, entre elas a Cipramar e Agropiá. Ambas estão atendendo para a venda do medicamento.
Comentários