Trauma - o passado que não passa
Trauma - o passado que não passa
O trauma nos impacta. Impede de seguirmos tranquilamente, de dar voz a uma leveza que desejamos, e a um caminhar sem amarras.
É aquele fato ou momento que é difícil de ver e digerir. É o que, embora não tendo espaço, ocupa todo lugar...
É algo que fere, machuca. Que está ali para mostrar que algo permanece em aberto.
É algo que incomoda, que mostra a ferida exposta. Que vai e volta para o mesmo lugar até conseguir se modificar.
Trauma é algo que traz o passado de volta incansáveis vezes. É o que está sempre presente. É algo que necessita ser novamente olhado, reencaminhado, ressignificado...
É o que nos empurra a enxergar além, a fazer algo, a modificar nosso olhar para não ficar preso infinitamente no mesmo lugar.
É o que pagamos o preço com dor, mas, se olharmos direito, esse lapso de tempo dolorido, nos devolveu discernimento, olhar ampliado, crescimento, sabedoria. Então, será que ainda está em aberto? E será que existe só perda, não tem nenhum ganho? Ou o ganho é muito maior que a dor e por isso dá para seguir a andar com uma nova alegria que brota no olhar.
Se resgatar, se recuperar de um trauma é o fechamento de contas necessário para poder seguir... É o traço feito para enxergar novas coisas e seguir de outra maneira. É avaliar o retorno do que foi vivido. É ver o aprendido, é resgatar a vida que se abre a partir desse momento...
Você vai ir além do trauma, ou escolheu o trauma que quer ficar preso e não olha para mais nada, e assim segue?
Comentários