Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Sentidos IV - Audição: ouvir teológico

Miguel Debiasi

A quarta crônica sobre a importância dos sentidos para o crescimento da fé aborda a audição. A audição é um dos cincos sentidos humanos e sua capacidade é imensurável. No dizer teológico escutar a voz de Deus é um grande desafio para a vida cristã no presente contexto.

O termo audição, do latim auditione, significa a capacidade de captar o som. Em seres humanos e animais o órgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância, conforme sua intensidade e o nível de pressão sonora. No dizer teológico há uma grande diferença entre ouvir e escutar. Inicialmente, na Bíblia o verbo ouvir aparece em 1085 versículos. A raiz do verbo ouvir vem do termo Shaman, tendo significados básicos. Escutar é prestar atenção; obedecer é o respeito com palavra e com atos; resposta responde a uma oração ou chamado; entender leva a perceber o sentido; e ouvir é crítico e supõe examinar. Na leitura teológica quando se ouve algo sem a cabida atenção logo se esquece. Portanto, significa dizer que não representa algo significativo ou considerável. Em contrapartida, quando se escuta algo com atenção no que foi ouvido, grava-se na memória sua mensagem. Assim, o escutar a Palavra de Deus não é diferente.

Visto as muitas passagens bíblicas em que aparece a importância da audição, destaco um texto significativo para o crescimento da fé. O texto refere-se à pergunta dos discípulos a Jesus por ousar falar em parábolas. E Jesus responde “é por isso que falo em parábolas: porque veem sem ver e ouvem sem ouvir nem entender” (Mt 13,12). Isto significa na interpretação teológica que se as pessoas ouvem a Palavra sem escutar com a devida atenção sua mensagem é insuficiente para a real mudança de vida. As pessoas ouvem a Palavra, as pregações sobre a importância do amor a Deus e ao próximo, da misericórdia ou da compaixão, mas sem produzir a conversão de vida.

O escutar teológico é sinônimo de aprendizado para a vida. No processo de evangelização o escutar ocupa lugar central para o crescimento da fé cristã. Na incapacidade de escuta compreende-se a resposta de Jesus aos seus discípulos: “o coração deste povo se tornou insensível”. É lamentável porque muitos ouvem, mas não o escutam realmente. Em suma, o sentido do ouvir teológico é a capacidade de aplicar os ensinamentos de fé para toda a vida. Ademais, somente ouvir proporciona mudança na convivência humana, comunitária e social. Acompanhe na próxima crônica o quinto sentido humano e sua influência para o crescimento na fé.

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais