Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Ética no cotidiano

Miguel Debiasi

 

A ciência moderna tem estabelecido diferenças de temática sem conceitos claros. A natureza da reflexão científica é determinar maior compreensão do objeto em questão e dirimir dúvidas sobre práticas específicas. No caso das temáticas da ética, da moral e do direito, embora tenham vínculos, há diferenças entre elas, aponta a ciência. Devido a sua importância, a produção científica tende a acontecer incorporada a um conjunto de deveres e de responsabilidades e assim auxiliar um bom desempenho em todos os campos, ofício que dela se espera.

Na reflexão das ações éticas, morais e do direito realizadas no cotidiano, exige-se que haja o mais adequado comprometimento e deveres a cumprir. Nessas ações cotidianas fundamentais é imprescindível estar sempre bem informado. Exige-se que, além do conhecimento de seus aspectos teóricos e práticos, haja absoluta aplicação nas dimensões legais e normativas. Então, ao cidadão contemporâneo pressupõe-se que tenha em mente uma série de atitudes, ainda que não tenha a clareza da gravidade de infringir certos códigos éticos, morais e de direito. Para sua aplicação, são considerados conhecidos e comuns a todos os comportamentos e atividades que uma pessoa pode exercer ou não.

Portanto, a postura ética, moral e de direito não fica restrita apenas às tarefas que foram dadas ao cidadão, às pessoas ou ao profissional, mas inclui contribuir para o engrandecimento das ações humanas. Neste sentido, a moral e o direito contribuem com as regras que estabelecem condições para as ações humanas, ainda que ambas se diferenciem. No tocante à moral, são regras que visam o bem-viver das pessoas e que ultrapassam fronteiras geográficas e culturais. Ao direito, cabe estabelecer o regramento de determinada sociedade. Isto é, suas leis valem para uma base territorial. Quanto à ética como ciência, se ocupa da reflexão do que é correto ou incorreto, bom ou mau, adequado ou inadequado, justo e injusto. Isto é, a reflexão ética discorre sobre as regras estabelecidas pela moral e pelo direito. No contexto atual há um anseio crescente por ver na sociedade um comportamento ético adequado, essencial para o crescimento da humanidade. Em suma, a ética faz parte de nosso cotidiano e deve ser um compromisso permanente de todos.

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais