Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Amor na família (I)

Miguel Debiasi

“A família é a base da sociedade”. É o reconhecimento histórico do imprescindível papel da família. Diante desta verdade, por vezes a frase é dita sobre dois focos. Muitas vezes refere-se às situações e aos problemas sociais. Isto é, está associada aos acontecimentos negativos da sociedade. Por vezes, até se culpa a instituição familiar pelos fatos. Por outro foco, é na família que se aprende a viver e a praticar o bem, a respeitar direitos e pessoas. Em defesa dessa instituição milenar é preciso salientar de geração em geração que a família é tudo. Então, o desafio é valorizar a família.

Foi justamente pensando em sua importância que o Papa Francisco propôs um sínodo sobre a família. Ciente de que a sociedade se constitui sobre este alicerce, o papa conclamou a todos para uma profunda reflexão sobre a importância da família. Em 2013, como passo inicial, o sínodo buscou através de um questionário a coleta de informações sobre a família em todas as dioceses e paróquias do mundo. Recebidas as informações, a comissão pré-sinodal esboçou um documento de trabalho e de estudo. De outubro de 2014 a outubro de 2015 foram realizadas duas assembleias sinodais nas quais os padres sinodais e estudiosos aprofundaram reflexão sobre a família. Concluído o sínodo em 8 de abril de 2016 na Cidade do Vaticano, o Papa Francisco lançou a exortação apostólica que tem como título Amoris Laetitia, cuja tradução é “A Alegria do Amor”. Agora, esta reflexão chega às comunidades cristãs trazendo novos elementos e orientações às famílias. De antemão, o documento afirma que a família constitui a base da sociedade e da evangelização. Certos de que os frutos do trabalho sinodal são benefícios às próprias famílias, os estenderão à humanidade e ao mundo.

Quanto à palavra sínodo, tem origem no idioma grego, no qual synodos quer dizer “caminhar juntos”. Justamente o que o sínodo apresenta são luzes para um caminhar junto em defesa da família, na valorização do papel dos pais na orientação dos filhos, na transmissão dos valores, das tradições e da fé nos tempos atuais. Em prol do bem das famílias, o Papa Francisco convoca a todos a estudar e aprofundar as proposições da exortação apostólica. A exortação tem como subtítulo “o amor em família” e é composta por nove capítulos. O conteúdo oferecido vai do subsídio de análise da realidade, da iluminação bíblica, da compreensão da natureza, e da finalidade, da renovação do papel da família cristã, e os desafios da pastoral. Em suma, o Papa Francisco com as decisões do sínodo propõe renovado amor pela família e põe à luz da fé os benefícios da realização da felicidade de homens e mulheres para a evangelização da humanidade. Ciente que sem a valorização da família não há humanidade feliz e segura, sociedade e mundo em paz, leia na próxima crônica o conteúdo do documento. 

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais