Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Operação Contas Abertas: MP-RS denuncia 10 integrantes de facção criminosa com núcleo na Serra Gaúcha

por Daniel Lucas Rodrigues

Segundo o Ministério Público, os denunciados fazem parte da alta cúpula do grupo criminoso

Foto: MP-RS/Divulgação

Dez integrantes de uma organização criminosa com núcleo na Serra Gaúcha foram denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (RS) dentro da Operação Contas Abertas, liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do órgão. Os investigados respondem pelos crimes de organização criminosa, financiamento e custeio ao tráfico de drogas, tráfico de entorpecentes e lavagem de bens e valores.

A denúncia foi encaminhada ao Judiciário pelo promotor de Justiça, Manoel Antunes, coordenador do 5º Núcleo do Gaeco na Serra Gaúcha. Segundo ele, os denunciados fazem parte de um primeiro grupo de integrantes da facção, sendo todos membros da alta cúpula. Os que integram outros dois grupos, os responsáveis diretos pelo tráfico de armas e drogas, serão denunciados nos próximos dias. Ao todo, 32 pessoas foram presas somente no primeiro dia da operação. Posteriormente, houve mais duas etapas, uma delas, em Caxias do Sul.

O objetivo da operação é combater a lavagem de dinheiro, tráfico de armas e drogas de uma organização criminosa gaúcha que tem ramificações em várias cidades e também em outros Estados, bem como atacar as finanças dos investigados. 

A terceira etapa da Operação Contas Abertas ocorreu há seis dias. Com apoio do Grupo de Intervenção Rápida da Superintendência dos Serviços Penitenciários (GIR/SUSEPE), houve uma revista na Penitenciária Regional e outra no Presídio Regional de Caxias. Na ocasião, foram apreendidos 41 aparelhos celulares com carregadores e chips, entre outros acessórios eletrônicos, 95 gramas de substância semelhante a cocaína, 66 gramas de substância semelhante a maconha, 168 comprimidos de droga sintéticas, 16 litros de bebida alcoólica, 20 armas brancas, em torno de R$ 5,5 mil em espécie, além de anotações. O material será analisado e utilizado como prova no processo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais