Van escolar que transportava irregularmente sete crianças é autuada pela Fiscalização de Trânsito, em Caxias
Veículo não constava na lista de empresas autorizadas a atuar no Município e possuía diversas irregularidades, conforme o órgão fiscalizador
Mais um caso de transporte escolar clandestino foi flagrado pela Fiscalização de Trânsito nesta semana, em Caxias do Sul. Na terça-feira (03/12), um veículo que levava irregularmente sete crianças foi autuado nas imediações da Escola Municipal Jardelino Ramos, no bairro Presidente Vargas. Com diversas irregularidades, a van foi removida para um depósito credenciado do Detran/RS e o condutor multado.
Durante a abordagem, os servidores acionaram um outro transportador regularmente cadastrado para o transporte das crianças até as suas respectivas escolas. Os fiscais constataram que a Ducato não estava adesivada com a tradicional faixa de “transporte escolar”. Na verificação externa, foi notado que a lataria estava amassada e que os faróis estavam soltos, podendo cair a qualquer instante. Internamente, a van não apresentava a segurança que as crianças necessitam. Os cintos de segurança estavam inoperantes e eram afivelados com prego e parafuso. Os bancos estavam rasgados e parte do forro do teto havia caído. As travas das portas do veículo também estavam com o metal aparente, o que pode causar sérios ferimentos.
Os veículos utilizados para transporte escolar devem estar cadastrados junto ao setor de Cadastro da secretaria, com todas as certidões aprovadas pelo poder público. O condutor ainda precisará ter o Curso de Transporte Escolar e a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “D” ou “E”, com a observação “Exerce Atividade Remunerada”.
Em caso de dúvidas sobre a situação cadastral dos transportadores escolares, interessados podem ter acesso à listagem atualizada das empresas cadastradas por meio do site da Prefeitura de Caxias do Sul, na aba da SMTTM, por este LINK.
Comentários