Campanha contra gripe imuniza 60% do público alvo no município
Ministério da Saúde divulgou orientação para que estados e municípios continuem com as imunizações enquanto houver estoque de vacinas
Foto: Reprodução/Canva
A exemplo da maioria dos municípios brasileiros, em Marau a cobertura vacinal contra a influenza está abaixo da média estabelecida como ideal pelo Ministério da Saúde. Até esta terça-feira, 30/05, apenas 60% da população havia buscado a imunização que ajuda a prevenir pelo menos três tipos de gripe, incluindo a H1N1 - vírus que provocou uma epidemia em 2009.
Entre os grupos prioritários, primeiros a poderem se vacinar, a meta só foi atingida pelos professores. Nem mesmo os idosos, que em anos anteriores ultrapassaram os 90%, chegaram no índice de cobertura vacinal considerado seguro. Segundo Lisiane Dallagnese, que coordena o Setor de Vigilância em Saúde de Marau, de um total de 15.696 pessoas com prioridade, pouco mais de 10 mil se vacinaram até o momento.
A campanha de vacinação, que há mais de um mês está liberada para toda a população, deverá ser prorrogada já que existem muitas doses disponíveis. “Acreditamos na prorrogação pois é dinheiro público que não pode ser desperdiçado”, explica a profissional. A aplicação acontece nas unidades básicas de saúde, mediante apresentação do Cartão Vacinal. Pessoas com sintomas gripais devem esperar um quadro de melhora para receber o imunizante.
Comentários