Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Saúde oferta testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C nesta quinta (30/11) na Praça Dante

por Clayton Camargo

Ação é alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado em 01/12

Foto: Betânia Ramalho da Silva

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, na próxima quinta-feira (30/11), uma ação de saúde voltada à conscientização e também realização de testes rápidos que detectam, além de HIV, sífilis e hepatite B e C. Será na Praça Dante Alighieri, das 8h30 às 16h. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, lembrado em 01/12, e também demarca o início das ações da campanha Dezembro Vermelho, que chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente o HIV/Aids.

Além de realizar os testes rápidos, prestar orientações e distribuir material informativo e preservativos, a equipe especializada do Serviço Municipal de Infectologia (SMI) fará as orientações para o paciente, independentemente do resultado. Em caso positivo, a equipe orienta quanto ao tratamento. O teste rápido é realizado com uma pequena amostra de sangue, coletada com uma picada no dedo. Servidores de outros setores da SMS também vão colaborar na ação.

Segundo o Informe Epidemiológico HIV/Aids 2023, há 2713 pessoas vivendo com o HIV/Aids em Caxias do Sul. No ano passado, foram contabilizados 220 novos casos de HIV/Aids, a maioria do sexo masculino (69%). A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, que é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Ou seja, a pessoa pode ter HIV e não estar com Aids. Não há cura, mas há tratamento, que é oferecido pelo SUS e possibilita uma melhor qualidade de vida. A transmissão do HIV/ Aids pode se dar de forma vertical (de mãe para filho durante a gravidez, no parto e na amamentação), por relação sexual (anal, oral e vaginal) sem o uso de preservativo, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, transfusão de sangue contaminado ou uso de seringa por mais de uma pessoa. A principal prevenção é o uso de preservativo ou camisinha em todas as relações sexuais. Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas UBSs e em todos demais serviços de saúde.

A ação desta quinta-feira é uma opção para a população ter acesso facilitado aos testes, mas eles estão disponíveis durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento do Serviço Municipal de Infectologia (junto ao CES) ou nas Unidades Básicas de Saúde. O Centro de Testagem e Aconselhamento atende de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e na sexta-feira, das 7h às 14h. A procura é espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico.

Outras atividades voltadas ao Dezembro Vermelho estão programadas para o decorrer do mês. No dia 05/12 também haverá testagem rápida de ISTs, distribuição de preservativos e de material informativo para servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). A mesma iniciativa ocorre no dia 06/12 para funcionários do Hospital Geral.


Caxias recebe, na próxima semana, Certificação nacional da Eliminação da Transmissão do HIV de mãe para filho


Caxias do Sul obteve do Ministério da Saúde a confirmação da Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV (de mãe para filho). A conquista é resultado da conjugação de esforços de toda a rede de Saúde do Município. A Certificação será entregue em cerimônia em Brasília no dia 8 de dezembro.

A conquista reflete a atuação conectada de toda a Rede de Saúde, uma vez que a transmissão vertical do HIV pode ocorrer durante a gestação, no parto ou durante a amamentação. Logo, o acompanhamento é necessário em todas as etapas da gestação e após, com a realização dos exames para diagnóstico em tempo oportuno e o acompanhamento correto da gestante com HIV.

Para se habilitar a receber a certificação, Caxias do Sul alcançou o principal indicador que é o de não ter nenhuma criança infectada pelo HIV no ano de 2020 devido à transmissão vertical, ano considerado para a Certificação. Naquele ano foram registradas 28 gestantes com o vírus, todas acompanhadas pela rede da SMS.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais