Dados do novo Observatório Regional da Saúde mantiveram a Serra Gaúcha na bandeira laranja
Baixar ÁudioGrupo foi responsável por juntar os indicadores inconsistentes com os do governo estadual, a fim de que a Amesne apresentasse outras informações ao Estado
A região de Caxias do Sul permaneceu na bandeira laranja do modelo de distanciamento controlado, após decisão do governador Eduardo Leite (PSDB) nesta segunda-feira (29/06). A manutenção da Serra Gaúcha ocorreu depois da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) apresentar indicadores diferentes daqueles fornecidos pelo governo estadual ainda na sexta-feira passada, quando a região ficou preliminarmente na bandeira vermelha. Os números foram retirados do Observatório Regional da Saúde MacroSerra, que passou a funcionar na semana anterior.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda (PP), conta que a reversão se deu por inconsistências encontradas nos dados do Governo do Estado. Segundo ele, os internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave em UTI e os hospitalizados em leitos clínicos Covid-19 foram algumas das informações que estavam contraditórias. Estes erros no cálculo foram apresentados ao governo do estado durante o final de semana.
Além disso, Breda explica que houve uma mobilização para abertura de novos leitos na região. No final de semana, o presidente afirma que conversou com o executivo estadual e acordou que a Serra poderia abrir pelo menos 16 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta semana. Em Caxias do Sul, estão programados dois leitos ao Hospital Círculo e mais sete para o Hospital Pompeia. Em Vacaria, o Hospital Nossa Senhora da Oliveira ganharia mais quatro leitos. E o Hospital São Carlos, de Farroupilha, teria mais três leitos. Breda ainda confirma que Canela está para abrir mais cinco leitos UTI, faltando apenas o aval da Vigilância Sanitária.
Agora, a região de Caxias do Sul permanece na bandeira laranja até a próxima semana, quando o governador Eduardo Leite apresentará novas determinações do modelo de distanciamento controlado para as regiões.
Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa com o presidente da Amesne e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda.
Comentários