Região de Caxias do Sul recebe primeiro “Alerta” do Governo do Estado referente à Covid-19
Decisão foi comunicada nesta quarta-feira (26/05)
A região de Caxias do Sul recebeu o primeiro “Alerta” do novo modelo de combate à Covid-19 do Governo do Estado. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (26/05), após reunião do GT Saúde na terça-feira (25). Erechim, Pelotas e Santa Maria também receberam o “Alerta” no dia de hoje. Com a notificação aos municípios nesta quarta (26/5) à tarde, passa a valer o prazo de 48 horas para que as quatro regiões apresentem um plano de Ação.
De acordo com os dados, Caxias do Sul apresentou incidência de 308,5 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 18,7% frente à semana anterior. É a 12ª maior incidência do Estado entre as 21 regiões Covid-19 na última semana, sendo 14,6% superior à média estadual. Ao longo da última semana, Caxias do Sul apresentou aumento de 7,8% internados em leitos clínicos, uma variação de 29 pacientes. Assim, a região tem 402 internados por Covid-19 em leitos clínicos. Em leitos de UTI, houve aumento de 7%, variação de 16 pacientes. Com isso, a região tem 243 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 88,6%, com 43 leitos livres.
Para as regiões de Bagé e Santa Cruz do Sul, foi enviado um segundo Aviso, além do que receberam na semana passada. A região de Taquara, que ainda não tinha recebido nenhum, se une a essas duas, na medida em que o número de casos está aumentando e houve redução na agilidade da vacinação na região.
Além dos quatro novos Alertas, as regiões de Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana ainda inspiram cuidados. Por isso, o Gabinete de Crise manteve o Alerta para elas, que já apresentaram planos de Ação com protocolos que devem estar adaptados à situação epidemiológica de cada uma.
Comentários