Caxienses são colocados em lista de espera para segunda dose da Coronavac
Município recebeu apenas 86% do quantitativo necessário para o reforço da vacinação de pessoas com 66 anos ou mais
Desde o último sábado (24) à tarde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul está colocando as pessoas que precisam fazer a segunda aplicação da vacina Coronavac/Butantan nesta semana, na lista de espera. Isso porque as doses destinadas para vacinar idosos de 66 anos ou mais acabaram. Segundo a pasta, essas pessoas terão prioridade assim que o município receber novo lote, mas ainda não há previsão.
A Secretaria da Saúde também informou que, na última remessa que chegou ao município, foram enviadas apenas 86% das vacinas necessárias para aplicar a segunda dose de Coronavac/ Butantan em idosos de 66 anos ou mais. Em quantidade, isso representa cerca de 1,4 mil doses a menos do que o necessário.
Além disso, a SMS já notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a perda técnica de cerca de 10% das doses de Coronavac/ Butantan, porque grande parte dos frascos não tem o quantitativo necessário para 10 aplicações como prevê o fabricante. O problema também foi noticiado pelo Estado, pois, ocorre em diversos municípios.
Informações da secretaria dão conta de que, no sábado (24.04), foram aplicadas 8.481 vacinas contra a covid-19. O número soma 2.982 aplicações da primeira dose para idosos de 60 anos ou mais e 5.499 da segunda dose, para os de 66 anos ou mais. A ação de vacinação de sábado contou com três pontos de drive-thru e 41 Unidades Básicas de Saúde abertas.
Vacinação segue com a aplicação da primeira dose
Nesta terça-feira (27), segue a aplicação da primeira dose do imunizante para pessoas de 60 anos ou mais. Os pontos de vacinação são nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário, das 10h às 16h. Além disso, o público alvo também pode se dirigir às Unidades Básicas Vacinadoras Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada, das 8h às 16h.
É obrigatório levar documento oficial com foto e CPF; Cartão SUS (se tiver). A vacinação ocorre enquanto houver disponibilidade de doses.
Comentários