Banho à beira leito melhora experiência entre mãe e bebê
Técnica já está sendo utilizada no Hospital Cristo Redentor
Banho à beira leito: esta é uma novidade no Centro de Parto do Hospital Cristo Redentor. Trata-se da realização do primeiro banho do bebê no quarto ao lado da mãe e da família. A medida foi implementada a fim de humanizar ainda mais o setor, incentivando a aproximação da mãe e do bebê desde o primeiro momento.
Conforme Marla Nunes do Nascimento, enfermeira gestora do Centro de Parto e também especialista em Enfermagem Materno Infantil, o banho à beira leito foi incluído à rotina de internação das mamães para favorecer esta aproximação. “O setor de enfermagem se responsabiliza em dar o primeiro banho ao lado do leito da mãe”, explica a profissional. O primeiro banho na criança é feito sempre no segundo dia após o nascimento, isso para evitar estresse desnecessário a ela, que ainda está se habituando a realidade fora do útero materno.
O momento também é oportuno para que as enfermeiras mostrem como deve ser feito o banho. “Parece algo tão simples e banal, mas no momento em que as mamães dão alta surgem dúvidas quanto ao banho do filho. Por exemplo, quanta água deve ser utilizada, a temperatura da água, posição do bebê na banheira, formas mais adequadas de higiene e produtos a serem utilizados”, esclarece Marla.
Comentários