Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Superlotação dos hospitais gera suspensão de mais de uma centena de cirurgias em Caxias do Sul

por Eduardo Borile Junior

Dos 110 cancelamentos registrados em julho e agosto, 82 foram de traumatologia e 28 de cirurgias gerais

Impacto no aumento de atendimentos foi sentido, principalmente, no hospital Pompéia
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul | Divulgação

Mais de uma centena de cirurgias eletivas realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS) foram suspensas nos meses de julho (com 70 procedimentos) e agosto (com 40 suspensões) em Caxias do Sul. A lotação dos hospitais é a principal causa dos cancelamentos. A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, revela que o acumulado do ano apresenta alta de 585 internações pelo SUS, (de 15.195 para 15.780) que representam 4% a mais do que o registrado em 2015. Desta alta, aproximadamente 60% dos atendimentos (380 internações) foram em regime de urgência. Conforme a secretária, o impacto no aumento de atendimentos foi sentido, principalmente, no hospital Pompéia (ouça em áudio).

De acordo com Dilma Tessari, o aumento dos acidentes, das tentativas de homicídio e das doenças é o principal fator da alta de atendimentos de urgência e emergência (ouça em áudio).

Em setembro não há mais restrições, portanto as cirurgias canceladas estão sendo reagendadas conforme a disponibilidade dos médicos. A suspensão dos atendimentos se deu, em sua maioria nos procedimentos de traumatologia. Dos 110 cancelamentos registrados em julho e agosto, 82 foram da especialidade e 28 de cirurgias gerais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais