Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Serra Gaúcha recebe vacinas da Pfizer nos próximos dias

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Doses devem ficar armazenadas em ultrafreezer, na UCS, e serão distribuídas para os municípios da Região

Foto: Divulgação / Agência Brasil

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul está planejando, desde a última semana, estratégias para enviar doses do imunizante da Pfizer para os municípios do interior do Estado. Até o momento, as doses recebidas pelo Estado são utilizadas somente na Capital, Porto Alegre.

Conforme a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Cláudia Daniel, na Serra Gaúcha, os imunizantes devem chegar nos próximos 15 dias. “Tínhamos uma previsão para início da entrega nesta semana, contudo, tivemos uma sinalização por parte do Governo do Estado que talvez isso seja postergado por mais uma semana, visto todo o controle que essa vacina requer. Ela vai chegar pra nós em uma temperatura negativa. Vai ser acondicionada em um ultrafreezer, então é uma estrutura específica que não está em todos os municípios e nós vamos fazer o armazenamento na UCS, que foi uma instituição que nos cedeu esse bem material pelo período de distribuição da Pfizer na Região”, explicou.

A organização da distribuição das doses ocorre juntamente com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e um dos principais aspectos analisados é o armazenamento das vacinas, já que o imunizante requer uma conservação em ultrafreezers, entre -40ºC e -75ºC. Nas Unidades de Saúde ou pontos de aplicação, as doses podem ser mantidas entre 2°C e 8°C por, no máximo, cinco dias, período em que as vacinas precisam ser aplicadas.

A titular da 5ª CRS explicou que o objetivo é distribuir os imunizantes para todos os 49 municípios que compõem a Região, mas que para isso, é preciso ter o preparo das equipes e prefeituras. “A gente sabe que as equipes precisam estar capacitadas, os técnicos que vão estar administrando essas vacinas precisam estar seguros quanto à preparação e a aplicação, então a gente está deixando para cada gestão identificar o momento oportuno para recebimento”, disse.  

Na primeira remessa, devem ser enviadas para a região compreendida pela 5ª CRS cerca de 9.444 doses de vacinas da Pfizer. Os imunizantes serão direcionados para a vacinação de pessoas com deficiência e com comorbidades, de 38 a 39 anos. Também está previsto um quantitativo de 780 doses para a imunização de gestantes que não puderam se vacinar por conta da suspensão do uso da vacina da AstraZeneca para este público.

Confira a entrevista completa com a titular da 5ª CRS, Cláudia Daniel em "Ouvir Notícia"

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais