Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Secretaria da Saúde de Caxias implanta projeto para ampliar acompanhamento de pacientes diabéticos

por Pablo Ribeiro

Equipe da Assistência Farmacêutica será responsável pela triagem e atendimento inicial

Foto: Betânia Ramalho da Silva/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul iniciou, na última segunda-feira (16/05) um projeto para aprimorar o acompanhamento de saúde realizado a pacientes diabéticos insulinodependentes. Para isso, serão identificados aqueles com alterações nos testes de glicemia capilar (realizados em casa pelos usuários), que serão encaminhados para consulta.

O trabalho de triagem será realizado pela Assistência Farmacêutica, uma vez que os pacientes acessam a Farmácia Básica para a retirada de tiras reagentes para realização dos testes de glicemia capilar. Se for constatado que os resultados estão fora dos padrões esperados, o paciente passará por consulta com farmacêutico no local. O profissional fará a revisão e orientação em relação a hábitos alimentares, rotina de saúde e uso dos medicamentos prescritos pelo médico e, se necessário, encaminhará para consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Pessoas com diabetes podem apresentar quadros de desmaios (casos de glicemia em níveis muito inferiores ao normal) ou ter o funcionamento do organismo prejudicado, com risco de perda de visão, da função renal, prejuízos à circulação e até amputação de membros (caso de glicemia acima do normal).

“O projeto do Cuidado Farmacêutico na Farmácia Básica inicialmente vai atender aos pacientes diabéticos que utilizam insulina e que têm controle inadequado da glicose no sangue. Nosso objetivo com esses atendimentos é melhorar a adesão desses pacientes ao tratamento, para que eles entendam a importância dos cuidados com a manutenção da glicemia, para diminuir as complicações da doença e as internações”, detalha Mônica Menegat, diretora técnica da Assistência Farmacêutica.

O projeto, denominado Implantação do Cuidado Farmacêutico nos Municípios, tem parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems).

Na última quarta-feira (10/05) o projeto foi apresentado às UBSs, como parte da programação da Uso Racional de Medicamentos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais