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Hospital Geral recebe certificado de Acreditação Hospitalar no nível de excelência em gestão

por Ivan Sgarabotto

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde, tendo como foco principal a segurança do paciente

Foto: Daniela Schiavo

O Hospital Geral de Caxias do Sul recebe, no dia 3 de março, o certificado de Acreditação Hospitalar – nível III, ou excelência em gestão, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A solenidade acontecerá às 16h, no Salão de Atos – Bloco A, Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul.

Em novembro do ano passado, o HG recebeu os avaliadores do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), que realizaram a avaliação dos diferentes processos assistenciais, operacionais e de gestão do Hospital. Na ocasião, o Hospital Geral foi recomendado, pelo órgão, a receber o nível III do certificado, que então foi conferido pela ONA, no início do ano de 2017.

Segundo o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, muito mais que um certificado, esse é um reconhecimento por todo o trabalho realizado pelas equipes do Hospital Geral, e pela preocupação da Instituição em desenvolver seus processos buscando a alta qualidade do que é ofertado, atendendo a comunidade em suas diversas necessidades com excelência e, sem descuidar da questão da humanização. Junqueira ressalta ainda que o mérito da conquista também é da Fundação Universidade de Caxias do Sul, do poder público e do voluntariado, pela importante contribuição para que o HG mantenha alto padrão de seus serviços.

Acreditação

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde, tendo como foco principal a segurança do paciente. A metodologia de avaliação da Organização Nacional de Acreditação, atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O nível III – excelência em gestão, é conferido à Instituição que atende aos níveis I (segurança do paciente e profissionais), nível II (gestão integrada dos processos), além dos requisitos do nível III, que trata da maturidade institucional e de uma cultura organizacional de melhoria contínua.

O HG recebeu o certificado no nível I em 2014, e no nível II em 2015. Periodicamente, passa pela avaliação do IBES para manter o padrão de qualidade dos serviços, e consequentemente, manter a validade do certificado.

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