Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Entenda como serão realizadas as testagens para Covid-19 dos novos grupos incluídos pelo Município

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a diretora das vigilâncias em Saúde do Município explica como foi trabalhado o processo para aumentar a disponibilidade de exames para mais públicos

Foto: Andréia Copini/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou nesta segunda-feira (16/06) a ampliação do grupo que será submetido aos testes da Covid-19 na cidade. Entre eles, estão pessoas acima de 50 anos, grávidas e puérperas com sintomas gripais. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a diretora das vigilâncias em Saúde do Município, Andrea Dal Bó, afirma que a entrada da região na bandeira vermelha não influenciou no aumento do público para testagem. O acréscimo vinha sendo programado, uma vez que o Município possui testes rápidos fornecidos pelo Governo do Estado.

Ela esclarece que, em um primeiro momento, apenas as pessoas acima de 50 anos teriam acesso aos exames, pois o Executivo teria que utilizar os exames distribuídos pelo estado e esse público é considerado o mais vulnerável à doença. Como a secretaria está investindo em diagnósticos RT-PCR, considerado o mais efetivo para identificar a existência do vírus, mais grupos prioritários foram incluídos.

Para o novo cenário, a diretora detalha que serão usados os testes moleculares (RT-PCR) e os testes rápidos para detecção de anticorpos (IgG/IgM). O último será apenas para o público acima de 50 anos, além da pessoa que apresentar sintomas há mais de 10 dias. Ela lembra que, caso o quadro de saúde piore, o paciente pode procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central para realizar o teste RT-PCR.

Outro questionamento respondido por Andrea foi sobre a não adoção da política de testes rápidos em mais públicos, como as cidades de Bento Gonçalves e Farroupilha efetuam. Segundo ela, a pasta da saúde visualiza que os exame IgG/IgM podem fornecer um falso negativo, o que causaria uma sensação errônea de segurança sobre não ter a doença. Por isso, o Município apenas focará os testes em um público e realizará após o 14º dia de sintomas para Covid-19, uma vez que, neste período, sobe para 95% a chance de acertar o verdadeiro resultado.

Ela ainda relembra que foi possível a ampliação dos grupos, devido ao Laboratório Municipal da Central de Exames Complementares receber a certificação estadual para atuar no diagnóstico da Covid-19, utilizando o método RT-PCR. Desde o final de maio, o espaço pode trabalhar na realização de testes.

Clique na aba “Ouvir Notícia” e confira a entrevista completa da diretora das vigilâncias em Saúde do Município, Andrea Dal Bó.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais