Hospital Pompéia ainda aguarda por repasses de recursos dos governos Sartori e Leite
Baixar ÁudioDívidas do governo estadual com a Instituição ultrapassam R$ 1,2 milhão
Os hospitais filantrópicos gaúchos começaram mais um ano com muitas dificuldades e carências no que diz respeito aos repasses financeiros que deveriam ser feitos pelos governos estadual e federal. Um dos casos, é encontrado em Caxias do Sul, onde o Hospital Pompéia, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está ainda aguardando pelo repasse de dinheiro com urgência. De acordo com o Superintendente da Instituição de Saúde, Francisco Ferrer, 2019 começou com dificuldades maiores devido a falta dos repasses do Governo do Rio Grande do Sul. Na realidade, segundo ele, o atraso de verbas se arrasta desde o exercício anterior, ainda no governo de José Ivo Sartori.
Conforme o gestor do Hospital Pompéia, a Instituição entende que o Estado passa por um momento difícil na área financeira, mas ele acrescenta que o hospital precisa receber esses recursos para dar continuidade aos trabalhos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no Pronto Socorro e na Gestação de Auto Risco. De acordo com Ferrer, somente nestes setores o governo estadual acumula uma dívida de R$ 1,2 milhão, ainda da gestão passada. E ele ressalta que não tem nem ao menos um cronograma previsto para o pagamento. Para o superintendente da Instituição, outros problemas trazem preocupações para a gestão do Hospital Pompéia, desde o ano passado, como a questão dos atrasos no pagamento do Instituto da Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE).
Durante entrevista no programa Conectado da Tua Rádio São Francisco, Ferrer revelou que a Instituição tem contornado as dificuldades financeiras com a realização de eventos solidários e também buscando a ajuda da comunidade, além de recursos do município e de emendas parlamentares. (Ouça a entrevista completa no link abaixo da foto)
Comentários