Caxias do Sul suspende confecção do Cartão SUS após ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde
Emissão de segunda via também foi paralisada. SMS alega que, por causa do problema, não possui acesso aos dados da população
A confecção do Cartão SUS foi suspensa a partir desta terça-feira (14/12), em Caxias do Sul. A emissão de segunda via também não ocorre por tempo indeterminado. A decisão é devida a instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde, após um suposto ataque hacker. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alega que não possui acesso aos dados para o serviço.
Ainda não há previsão para retorno do serviço. A população pode entrar em contato para esclarecer dúvidas pelo 3290-4406, que também é o telefone para agendar a confecção do documento. A SMS informa, ainda, que o aplicativo Conecte SUS, que dá acesso às informações sobre vacinas, também segue fora do ar. Por isso, a apresentação da carteira de vacinação é obrigatória para quem precisa fazer segunda ou terceira doses da vacina contra covid-19.
A SMS lembra que a carteira de vacinação física é um documento e recomenda que a população sempre compareça com ela em mãos, uma vez que o registro é feito imediatamente. Os dados no Conecte SUS são inseridos em cerca de 10 a 15 dias. Não há previsão de quando os sistemas devem voltar a operar.
A Secretaria informa, também, que sem acesso aos sistemas do Ministério da Saúde, que seguem fora do ar desde a semana passada, não há possibilidade de confecção de segunda via para quem perdeu a carteira de vacinação física.
A emissão de boletins de atualização da situação da covid-19 e da vacinação também está prejudicada, uma vez que os dados são interligados. Ainda não há previsão de quando os sistemas devem voltar a operar plenamente.
Comentários