HCR trabalha na revisão do seu regimento interno
Hospital também prepara a eleição da comissão de ética médica
Foto: Divulgação/HCR
O Hospital Cristo Redentor está em processo de revisão de seu regimento interno e eleição de sua comissão de ética médica. As tratativas estão sob o cuidado de uma comissão interna, sob a supervisão da advogada Juliana Machado Bonamente, especialista em Direito Médico e Hospitalar. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de adequação do regimento interno do hospital às novas normativas do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul e do Conselho Federal de Medicina.
Entre os itens de revisão estão inclusos: a edição de um novo regimento interno, a composição do corpo médico (diretor clínico e demais médicos, contratados, temporários, efetivos, consultores, cortesia, residentes, estagiários), e a eleição da nova comissão de ética médica, que será realizada entre os membros do corpo clínico e cuja posse deverá no primeiro trimestre de 2020.
A criação da Comissão de Ética nos hospitais é uma exigência do Conselho Federal de Medicina, e seu papel é auxiliar Conselho Regional de Medicina a colaborar e fiscalizar a atuação profissional no âmbito hospitalar, atendando para que as condições de trabalho médico e qualidade do atendimento prestado aos pacientes estejam de acordo com os preceitos éticos e legais da medicina.
Além disso, a comissão será responsável pela análise de situações ocorridas na relação médico e paciente, atuando também de forma preventiva no combate ao exercício ilegal da medicina, e promovendo debates, com o corpo clínico, sobre os temas da ética médica. “A instituição busca sempre estar atualizada com as evidências científicas e dos preceitos da bioética, mantendo uma adequada relação médico-paciente, respeitando e reconhecendo o trabalho dos seus colaboradores, e colocando-se à disposição também da sociedade, para orientações e esclarecimentos sobre seus atendimentos”, explicou a Dra. Juliana Bonamente.
Comentários