Caxias do Sul tem 40 mil pessoas na fila de espera por consulta especializada
Baixar ÁudioAcúmulo é em decorrência da pandemia do coronavírus.
O assunto foi abordado pela secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A situação da saúde pública no município foi debatida na manhã desta segunda-feira (13).
Daniele explicou que 40 mil pessoas aguardam por consulta com especialista, nove mil precisam passar por exames e sete mil esperam na fila de cirurgias eletivas. A principal demanda por procedimentos é na traumatologia, quase duas mil pessoas.
Como tentativa de reduzir a espera, o Executivo municipal vai realizar mutirões mensais. Também é analisada a possibilidade de contratar médicos com carga horária de 20 horas semanais por meio de concurso. Isso deve ocorrer até o mês de fevereiro. Atualmente, o quadro de médicos tem déficit de 21 profissionais. Daniela revela que ao longo do ano, a falta chegou a superar 40.
A secretária da Saúde solicitou que os vereadores peçam aos deputados federais que seja equalizado o teto MAC, que são valores repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios para pagamentos de procedimentos de média e alta complexidade. O montante estaria defasado, e isso faz com o que Caxias do Sul deixe de receber R$ 500 mil do governo federal por mês.
(Acompanhe a reportagem na íntegra em ouvir notícia)
Comentários