Secretário da Saúde defende a importância de Caxias do Sul ser contemplada pelo projeto Médicos pelo Brasil
Baixar ÁudioJúlio César Freitas falou em entrevista sobre ida a Brasília, repasse para Hospital Geral e obras na UPA Central
Foto: Divulgação
O Secretário da Saúde de Caxias do Sul, Júlio César Freitas, concedeu entrevista nesta terça-feira (13) ao jornalista Daniel Rodrigues durante o Programa Conectado, da Tua Rádio São Francisco.
Durante a entrevista o titular da pasta da Saúde falou sobre a ida dele ao lado de demais nomes do Governo Municipal na semana passada a Brasília, repasse de verba para o Hospital Geral e possível data de abertura da UPA Central.
Sobre a ida até à capital federal, Freitas destacou que dois assuntos predominaram na pauta da Saúde: o Cerest (Centro de Referência ao Trabalhador) e a situação do programa Médicos pelo Brasil em Caxias do Sul.
O Secretário da Saúde afirmou que Caxias do Sul pode ter, no futuro, um Cerest exclusivo para a cidade, já que hoje Caxias atende 50 municípios da região. O Estado deve cerca de R$ 1 milhão para esse serviço.
A comitiva caxiense também tratou da adequação de Caxias ao programa Médicos pelo Brasil, lançado pelo governo federal. O titular da Saúde lembrou que Caxias do Sul já contou com 25 profissionais vinculados ao Mais Médicos na rede básica. Atualmente, 20 permanecem atuando, pois cinco vagas não foram repostas pelo governo federal após a saída dos cubanos do programa. Além disso, nos próximos meses, outros profissionais encerrarão seus contratos.
Sobre a UPA Central (Postão 24h), Freitas destacou que, segundo a Secretaria de Planejamento, 95% das obras estão concluídas. A expectativa, conforme ele, é que a UPA seja aberta até o final do ano.
Confira, em áudio, a entrevista na íntegra com o Secretário da Saúde, Júlio César Freitas.
Comentários