Dia de Luta Antimanicomial ascende debate sobre reforma psiquiátrica
Encontro para debater as conquistas e as mudanças ainda necessárias ocorre nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 14, vai ser realizado o Encontro de Saúde Mental, com o tema “Álcool e outras drogas”, em Caxias do Sul, das 13h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (rua Marechal Floriano, n° 421 - 5º andar).
O evento, destinado aos profissionais que atuam na área de saúde mental nos 49 municípios que compõem a 5ª CRS, objetiva debater as conquistas e as mudanças ainda necessárias no que se refere ao tratamento de pessoas com transtornos psíquicos.
No dia 18 de maio é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial no Brasil. A data é um alerta à importância da reforma psiquiátrica e da desinstitucionalização de pacientes de locais como manicômios.
Saiba mais sobre o Dia da Luta Antimanicomial:
Instituída em 1987, a data representou, por muitos anos, protestos contra a forma de tratamento para pessoas com transtornos mentais, internadas em manicômios, que ficavam longe do convívio com a sociedade. Desde então, pacientes, parentes e funcionários que atuam na área de saúde mental impulsionam as mudanças em tratamentos psiquiátricos no âmbito do SUS, propondo o fim de manicômios e construindo uma rede de atendimento com estratégias territoriais e comunitárias profundamente solidárias, inclusivas e libertárias.
Atualmente, a data tornou-se comemorativa devido aos avanços já conquistados na área de saúde mental, pois o movimento do Dia da Luta Antimanicomial tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento. O objetivo é promover formas de atenção dignas e diversificadas, de modo a atender os diferentes momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.
Comentários