Com Conecte SUS fora do ar, Secretaria da Saúde orienta que população leve o cartão de vacinação para se imunizar
Sem o sistema, também não é possível fazer segunda via do cartão de vacinação
Os sistemas do Ministério da Saúde e o Conecte SUS estão fora do ar nesta sexta-feira (10) devido a um ataque hacker que afeta a conferência do comprovante de vacinação das pessoas vacinadas no Brasil. Assim, a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul comunica que a apresentação da carteira de vacinação é obrigatória para quem precisa fazer segunda ou terceira doses da vacina contra covid-19 até a recuperação do sistema.
A carteira de vacinação física é um documento, dessa forma, a recomendação é de que a população sempre compareça com ela em mãos, uma vez que o registro é feito imediatamente e os dados no Conecte SUS demoram cerca de 10 a 15 dias para serem inseridos. A Secretaria informa, também, que sem acesso aos sistemas não há possibilidade de confecção de segunda via para quem perdeu a carteira de vacinação física.
A emissão de boletins de atualização da situação da covid-19 e da vacinação também está prejudicada, uma vez que os dados são interligados. Ainda não há previsão de quando os sistemas devem voltar a operar.
Como o problema ocorreu na base de dados do Ministério da Saúde, a orientação é que a população que precise registrar reclamação por Ouvidoria o faça por meio dos canais de comunicação do Ministério.
Comentários