Em 10 anos, CAPS Novo Amanhã realiza mais de 280 mil atendimentos
Baixar ÁudioEspaço oferta assistência especializada gratuita para auxiliar usuários de álcool e drogas
A Unidade de Atenção à Vida Novo Amanhã – Álcool e Drogas (CAPS Novo Amanhã) completou, nesta segunda-feira (09), 10 anos de atuação, em Caxias do Sul. A unidade, mantida pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos (ACCVR), funciona em parceria com o Município e seus atendimentos são prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O CAPS Novo Amanhã presta assistência especializada a usuários acometidos pelo uso de substâncias como álcool e drogas. Em uma década, o serviço já soma mais de 4.700 usuários cadastrados e mais de 280 mil atendimentos realizados.
A diretora da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, mantenedora do Centro de Saúde Clélia Manfro, Cleciane Doncatto Simsen, salientou a importância da parceria entre a instituição e o Município: “Ter espaços assim em parceria público-privada agrega sem uma burocracia muito grande que, muitas vezes, depende de uma série de coisas para a construção de um espaço. Assim o usuário tem acesso a um serviço de referência em caso de necessidade. Nós sabemos que as doenças mentais tendem a aumentar, então que a população possa contar com um serviço público com a qualidade de um serviço privado”.
Já, a secretária da Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi, pontuou que um dos objetivos é fortalecer o serviço, com a ampliação do atendimento: “Nós temos a ideia de abrir um CAPS 4, ou transformar este, o CAPS Novo Amanhã, num CAPS de maior complexidade e resolutividade ampliando a oferta de serviços nesse sentido. Isso depende de habilitação junto ao Ministério da Saúde e essa habilitação possibilitará tanto a ampliação quanto a qualificação de atendimentos”.
No local, os usuários têm acesso a atendimentos especializados, individuais e em grupo, durante todo o processo de reabilitação. São oferecidos tratamentos psicológicos, acompanhamento nutricional, atividades educativas e culturais, que visam a reinserção social das pessoas que tiveram suas vidas prejudicadas pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, conforme explicou a Coordenadora Técnica do CAPS, Chiara Ziliotto Brisotto. “Hoje estamos com duas modalidades de atendimento: o Acolhimento Noturno, que a gente tem capacidade para 12 leitos de desintoxicação laboratorial, e o Acompanhamento Dia, que os usuários frequentam o CAPS conforme o projeto terapêutico singular”.
Nesse sentido, a técnica de referência e psicóloga, Ana Paula Costamilan destacou a diferença que o serviço prestado no CAPS traz para a vida dos usuários. “O que a gente faz em um primeiro momento é acolher eles. Essas pessoas que vêm tão vulneráveis na sua condição e pelo seu transtorno de uso de substâncias. Então, a gente acolhe com muita paciência e amor para poder ajudá-los a se organizar e direcionar novamente a vida deles”, afirmou.
Um dos usuários do CAPS, que não será identificado para que tenha sua identidade preservada, afirmou que o atendimento está sendo fundamental no processo de recuperação. “Vim pra me fortalecer, vim pra me manter abstinente e seguir com o tratamento lá fora, sempre com o acompanhamento dos profissionais aqui do CAPS. O carinho e a dedicação de todos os profissionais é imensurável. A princípio, a palavra internação assusta, eu achava que ia encontrar um local obscuro com pessoas ríspidas. Mas não, foi totalmente ao contrário, é um local iluminado com pessoas muito atenciosas e com carinho”, salientou.
Com atendimento 24 horas, a estrutura do espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por cerca de 30 profissionais para atender aqueles que procuram pelo serviço. O acesso ao tratamento no CAPS é feito de forma espontânea ou com o encaminhamento da rede do SUS. No espaço são atendidos homens e mulheres adultos, gestantes e idosos, além de adolescentes a partir dos 12 anos de idade. O CAPS Novo Amanhã está situado no bairro São Ciro, na rua Tiago Alberione, 290. O telefone para contato e mais informações sobre os serviços oferecidos é o 2101.0555.
Comentários