Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Caxias conquista selo nacional que atesta boas práticas para eliminação da transmissão da hepatite B de mãe para filho

por Clayton Camargo

Certificação considera os serviços prestados pela rede SUS desde o pré-natal até a puericultura

Foto: Rafael da Silva Carvalho

O Ministério da Saúde confirmou que Caxias do Sul conquistou uma importante certificação nacional que atesta a qualidade da assistência às gestantes e, consequentemente, para a prevenção da transmissão da hepatite B de mãe para filho. Após visita de equipe técnica do Ministério, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu o parecer favorável para o Selo Bronze de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Hepatite B (de mãe para filho). A validação considera os serviços prestados pela rede SUS desde o pré-natal até o acompanhamento na puericultura.

A equipe do Ministério esteve em Caxias do Sul no último dia 21/10, quando visitou serviços SUS, para conhecer pessoalmente as estruturas de trabalho. De posse dessas informações, a Comissão Nacional de Validação elaborou o relatório que culminou na confirmação da certificação, nesta semana. A entrega oficial está marcada para 29 de novembro, em Brasília.

A certificação reforça a importância do qualificado atendimento prestado às gestantes que passam por todos os serviços da rede SUS, seja nas consultas na Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde), Consultório na Rua (que inclusive oferta testes rápidos e tem papel preponderante para identificar vulnerabilidades), Vigilância Epidemiológica, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviços da Central de Exames Complementares, maternidades SUS e outros.

“A conquista deste selo é recebida com muito orgulho e carinho e é reflexo de todo o investimento em qualificação da rede, valorização dos nossos servidores, organização dos fluxos internos e a preocupação em manter o acompanhamento da gestante desde o pré-natal. Fortalece ainda mais nossa equipe e demonstra o quanto estamos empenhamos em bem atender a saúde da nossa população. Meu agradecimento a cada servidor que se empenhou para que essa conquista para o Município fosse possível”, aponta a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

No relatório produzido, a equipe de validação apontou os altos indicadores alcançados pelo Município nos anos de 2021 e 2022 (considerados para a obtenção do certificado):

- Cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal: 96,8% e 96,9%, respectivamente;

- Cobertura de gestantes com, pelo menos, um teste para hepatite B no pré-natal: 95% em 2021 e 100% em 2022;

- Cobertura de 3ª dose de vacina pentavalente (protege contra hepatite B e outras quatro doenças) em menores de 1 ano: 87,9% em 2021 e 84,1% em 2022.

Em 2023, Caxias obteve a Certificação da Eliminação da Transmissão do HIV de mãe para filho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais