Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:50:00
A Palavra da Diocese
09:00:00
 
 

Novembro Azul: no mês de combate ao câncer de próstata, SMS alerta sobre a saúde do homem

por Marina Lima de Oliveira

Secretaria da Saúde programa mutirão de serviços voltados à saúde do homem

Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude, Divulgação

Mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, o Novembro Azul é um período para falar da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Caxias do Sul foram registrados 87 óbitos pela doença em 2021. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum em homens, o que acende o alerta para os cuidados com a saúde masculina; o primeiro é o câncer de pele não-melanoma.

Para destacar a importância dos cuidados com a saúde do homem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) programa um mutirão de serviços para o dia 26/11. Mais detalhes sobre a ação e outras iniciativas serão informadas ao longo do mês.

A evolução do câncer de próstata é silenciosa. A doença pode se espalhar por outros órgãos e até levar à morte. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, eles são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Por esses motivos é essencial a realização do exame de próstata/PSA (antígeno prostático específico - PSA, traduzido do inglês), associado ao exame de toque retal. Esses são fundamentais para que ocorra o diagnóstico precoce e, consequentemente, para mais efetividade do tratamento.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que todos os homens com 45 anos ou mais que apresentem sintomas ou que tenham fatores de risco (história familiar da doença ou negros) e também aqueles de 50 anos ou mais (mesmo sem sintomas e mesmo que não tenham fatores de risco) procurem atendimento médico para realizar o exame de próstata/PSA (antígeno prostático específico - PSA, traduzido do inglês) e toque retal (20% dos tumores de próstata evoluem com exame de PSA normal, sendo necessário o toque retal).

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ofertam o exame de próstata/PSA e encaminham para avaliação urológica. Para encaminhar a detecção precoce basta marcar consulta conforme os casos mencionados anteriormente.

A SMS também destaca a importância da prevenção do câncer, por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis, realização de atividades físicas de rotina, não fumar, evitar sobrepeso ou obesidade e evitar consumo excessivo de álcool.

Na semana passada, uma palestra sobre a prevenção sobre o câncer de próstata e sobre a saúde da mulher foi apresentada a atletas das categorias de base do Esporte Clube Juventude. A palestra foi ministrada pela enfermeira Patricia Farina, diretora técnica de Atenção à Saúde de Portadores de Doenças Crônicas e Populações Vulneráveis e pelo médico Dino de Lorenzi, diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da SMS.

Saiba mais sobre o câncer de próstata:

Para quem é indicado o exame de próstata/PSA?

- Homens com 45 anos ou mais com sintomas ou fatores de risco;

- Todos os homens com mais de 50 anos.

Sintomas mais comuns:

- Alteração na frequência e padrões urinários;

- Sangue na urina;

- Disfunção erétil.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais